Como preparar sua loja para vender mais - Comunicação Visual
Podemos entender que a "cara" de uma loja seja exatamente sua área externa, ou seja, a fachada. A fachada é toda a área frontal da loja incluindo os muros, paredes, luminosos e demais equipamentos de comunicação.
Para que uma loja se diferencie de seus concorrentes deve causar um primeiro impacto que seja positivo e eficaz. A utilização de cores adequadas em fachadas e a arte dos luminosos podem transmitir vários significados diferentes que poderão ou não chamar a atenção dos clientes.
A fachada da loja deve despertar o interesse dos clientes logo nos primeiros segundos, caso contrário passará desapercebida. Para que o cliente seja ainda mais atraído é importante que a vitrine auxilie no destaque da loja e dos produtos. Caso não exista vitrine em sua loja, procure adequar as sugestões deste artigo no acesso da loja e áreas nobres de exposição dos produtos.
A vitrine deve ser renovada com freqüência. Esta renovação tem várias finalidades: mostrar os tipos, modelos e cores de produtos, evitar o cansaço pela falta de criatividade e até mesmo manter a boa conservação dos produtos expostos pois caso sofram com a incidência do sol, podem vir a perder suas características como cores, textura e qualidade.
com os ambientes que seus clientes poderão utilizá-los, por exemplo. Misturar produtos com outros que não tem aderência ao seu uso ou ambiente pode desvalorizar os mesmos e não causar uma boa impressão.
Aproveite para trabalhar com variação de cores nas paredes ou móveis e equipamentos, no interior de sua loja. De acordo com o perfil de sua loja e seus clientes, utilize cores mais alegres ou neutras, frias ou quentes, de forma a aumentarem a harmonia no ambiente e torná-lo ainda mais agradável. Caso tenha painéis com imagens, divulgando os produtos, utilize-os também, mas sem exageros.