20 EMPRESARIOS DE SUCESSO II
Carlos Miele
42 anos, dono da M. Officer
"Tenha seus próprios oráculos"
Sempre procuro ouvir o que pessoas que considero geniais têm a dizer sobre o meu negócio.
Quem não divide o dia-a-dia comigo sempre vê as coisas de outra perspectiva. A idéia de abrir
lojas fora do país, por exemplo, surgiu três anos atrás, numa conversa com meu oráculo e amigo João Alves de
Queiroz Filho, o Júnior, dono da Assolan. Ele abriu meus olhos para uma possibilidade nova. Eu estava satisfeito
e tranqüilo com o resultado da marca no Brasil e mais a fim de pegar onda e velejar. A expansão internacional
deu fôlego a meu negócio e me revigorou como empresário.
Clovis Tramontina
50 anos, presidente da Tramontina
"As empresas de um homem só não sobrevivem"
Se quer ter sucesso profissional, cerque-se dos melhores. Não tenha medo de dividir o
poder com profissionais tão bons ou melhores do que você. E, principalmente, cuide para
que essas pessoas tenham perfis diferentes entre si. Essa é a única forma de evoluir.
Roberto Barbosa
55 anos, presidente do Grupo Nova América
"Se a negociação for fácil demais, desconfie"
Os melhores negócios que já fiz na vida exigiram muito esforço para chegar a um acordo. Os
que tiveram um desfecho rápido sempre se provaram complicados mais tarde. A ansiedade é o
pior veneno numa negociação. Não se pode demonstrá-la, ainda que o que esteja na mesa seja o negócio de
sua vida. Um dos maiores testes pelos quais passei foi a compra da marca União, da Copersucar. A aquisição
dobraria o faturamento da minha empresa. Levamos oito meses para bater o martelo.
Victor Siaulys
69 anos, presidente do Conselho do Aché
"Cuide bem do filho do seu funcionário"
Pode parecer um conselho periférico, mas quando cuidamos bem dos filhos dos
nossos funcionários criamos uma relação de confiança, amizade e de envolvimento
com os comandados. Quebramos todas as resistências que podem surgir das relações
conflituosas entre empregado e empregador. Faz bem à saúde do próprio negócio. Isso pode evitar casos como
os escândalos ocorridos anos atrás em empresas americanas, quando funcionários acrescentaram substâncias
venenosas a alguns produtos. Funcionários devem ser aliados, e não inimigos.
Manoel Amorim
47 anos, diretor da Telefônica Internacional
"Para saber a causa real de um problema, pergunte três vezes por quê"
Quando alguém relata um problema e você pergunta por que ele aconteceu, a primeira resposta
nunca é a causa real. Em geral, as pessoas dizem algo genérico ou dão uma desculpa, em vez
de uma explicação. Por isso, sempre repito a pergunta três vezes. Ao final desse processo, ou chego à real
causa do problema ou percebo que a pessoa que o apresentou não tem idéia sobre o que está falando.
Manoel Horácio
60 anos, presidente do Banco Fator
"Aplique o método kiss"
A confusão e a complexidade paralisam. O melhor antídoto contra isso é o método kiss. É
a sigla em inglês para: keep it simple, stupid! Ou: descomplique. Recebi esse conselho
aos 20 e poucos anos, num estágio nos Estados Unidos. Desde então o repito sempre que preciso. É bom
porque todo mundo ri e entende logo a mensagem.