Por que anunciar em Rádio?

26/11/2010 17:32

Vamos mostrar 14 razões, sem contestação, do que o meio rádio está superando a TV.

 

1 - O rádio está junto ao consumidor na hora da compra.
Segundo pesquisa Marplan, o rádio é o veículo que está junto a 93% dos consumidores na hora que antecede a compra. Ou seja, não importa o que ele viu na TV na noite anterior porque quem decide a compra é o rádio, com o comercial que ele ouviu antes de ir para o comércio.

2-As pessoas passam mais tempo ouvindo rádio.
Para convencer o consumidor, o comercial tem que ser ouvido várias vezes ao dia e o rádio é o veículo que ele mais ouve, em média três horas e 45 minutos por dia. Some a isto que as pessoas absorvem o que ouvem (palavras) com mais facilidade do que o que vêem (imagens), principalmente se sua mensagem estiver em forma de jingle.

3- O rádio é imbatível durante o horário comercial.
O rádio tem o triplo da audiência da televisão durante a manhã e mais do dobro à tarde. Note que o rádio é imbatível justamente no horário em que as empresas e o comércio estão abertos, fazendo dele mídia obrigatória para quem quer efetuar uma venda. A TV só tem boa audiência à noite, quando o comércio está fechado e o cliente, em casa.

4- O consumidor passa 17% mais tempo com o rádio que a TV ( e na hora certa).
Pesquisas do IBOPE confirmam que as pessoas que fazem compras passam, 17% mais tempo ouvindo o rádio que vendo televisão, o que dá a seu comercial 17% mais chance de ser absorvido, que o comercial da TV. E no rádio o consumidor não precisa estar olhando para o aparelho para ser atingido pela propaganda- ele pode estar na cozinha fazendo uma boquinha, como é costume dos televisivos e o mesmo assim sua mensagem vai atingi-lo.

5-O rádio atinge os consumidores dos principais ramos de atividade com mais eficiência. Segundo pesquisa do IBOPE, o rádio atinge a quase totalidade dos consumidores dos principais ramos de atividade, em 15 dias. Observe na tabela abaixo o alcance do rádio e o perfil de consumidor encontrado pelo IBOPE em cada ramo:
· 93% dos consumidores de refrigerantes tipo cola, atingidos em 15 dias.
· 91% supermercados (idade de 15 a 24 anos)
· 88% lanchonetes (faixa entre 35 e 45 anos)
· 97% de móveis (predomínio de mulheres entre 25 e 39 anos)
· 90% loja de calçados (idade entre 20 e 40 ANOS)
· 94% loja de confecções ( entre 25 e 45 anos)
· 93% autopeças (homens entre 25 e 39 anos)
· 99% motoristas, que passam mais de 10 horas/dia no volante

6- O rádio chega aonde a TV não vai.
O rádio é o único veículo que atinge o consumidor em qualquer lugar: começando o dia com o rádio-relógio, sendo companhia no café da manhã, no ônibus e no carro, a caminho do trabalho, no restaurante Ou na lanchonete, na praia, na fazenda, no cooper e na bicicleta com o celular (possuído por 79% da população), ao lado, enquanto navega na Internet. Enfim, o rádio é o único veiculo que tem um público exclusivo, enorme e pronto para receber sua mensagem.

7- O rádio está em 99% das casas, contra 75% da TV.
Além desta vantagem nas casas, o rádio está em 83% dos carros contra 1% daTV, e mais da metade da população acorda com rádio-relógio.

8- O rádio atinge o consumidor que tem antena parabólica.
Quem tem antena parabólica assiste seu canal preferido direto da rede sem ver os comerciais da emissora local. Some a isto a concorrência das vídeo locadoras e o "efeito zapping", que comprova que as pessoas mudam de canal durante os comerciais, por causa da facilidade do controle remoto. Em compensação, esse público pode ser atingido através do rádio FM, ouvido por 99% dos donos de parabólica. Você ainda ganha o bônus de atingir o consumidor de vídeo no carro, na ida e na volta da locadora.

9- O horário nobre do rádio dura 13 horas, o da TV só três.
O rádio é imbatível das 5 horas da manhã até às 19 horas; a TV alcança seu pico entre 19 e 22 horas. São quatro vezes mais eficiência a favor do rádio, uma das razões do grande crescimento do veículo nos últimos anos. E com um custo 15 vezes menor.

10- Só rádio acompanha o consumidor no verão.
No verão, as pessoas tendem a sair de casa durante a noite, o que esvazia o horário nobre da TV e aumenta bastante a audiência do rádio neste horário. Só ele pode ir com o consumidor para os bares, as praças, a beira da praia... É um veículo especializado em acompanhar o consumidor aonde ele for, marcando presença nos melhores momentos da vida do seu cliente.

11- O rádio é o veículo de maior credibilidade.
Todos os anos são realizadas pesquisas para aferir a credibilidade dos vários setores da sociedade junto ao público e todos os anos o rádio brilha. Ele é o segundo em credibilidade, logo atrás da Igreja Católica, sete posições acima dos jornais e 17 posições acima da televisão. Ou seja: as pessoas acreditam muito mais no que é veiculado no rádio do que nos telejornais e isto refletem também na credibilidade de sua propaganda, aceita com mais facilidade.

12- Uma produção de alto nível no rádio custa 95% menos.
Você pode usar dez helicópteros, 20 carros de fórmula 1, uma fábrica inteira e milhares de pessoas em um comercial de rádio gastando quase nada e em prazo recorde. Isto porque o rádio usa a mesma cena na televisão e ela se transforma em uma superprodução de alguns milhares de dólares e meses de filmagens. Além disso, quando você mostra uma "bela mulher" na TV, ela pode Ou não agradar ao consumidor. Mas se você diz a ele, no rádio, que ali está uma "bela mulher", ele imagina a mulher de seus sonhos.

13- Seu comercial de rádio pode mudar em menos de uma hora. Na TV...
Um bom comercial de rádio pode ser produzido e estar no ar em menos de uma hora, enquanto na TV requer mais de um dia e a boa vontade da emissora. Não é à toa que vemos tantos comerciais "de Natal" sendo veiculados na TV após 25 de dezembro, coisa que não acontece no rádio porque nele o comercial já mudou na madrugada do dia 26.

14- Anunciar em rádio custa 15 vezes menos do que na TV.

 


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