Capítulo 25

01/11/2014 15:56

PESQUISANDO AS ESCRITURAS

Capítulo 25

O que um Cristão precisa saber sobre a Bíblia? O estudo da Bíblia deve acontecer na completa dependência do Espírito Santo. Ele é nosso professor, e constantemente devemos pedir sua orientação. João 14:26, 16:13. Não há forma fácil e rápida de aprender da Bíblia. Requer muito trabalho à qualquer um. No entanto, nunca se esqueça que o autor do livro sempre está presente, e quem sabe mais sobre o que escreveu que o próprio autor? Se você não entender, ore e peça a Ele que o ensine o que diz o texto. João 14:26.

A. A primeira coisa a fazer é separar um momento definido diariamente para ler a Bíblia. Uma boa estratégia é começar por Mateus e ler todo o Novo Testamento. Depois passe para Gênesis e leia toda a Bíblia. Não leia apenas para dizer que leu a Bíblia toda, mas leia para saber o que a Bíblia diz. 

B. Quando aparecer uma palavra não conhecida, procure no dicionário. Se aparecer um verso que você não possa entender, primeiro tente compreendê-la estudando-a cuidadosamente. Se falhar, anote a citação, procure-a em um comentário bíblico logo que tiver uma oportunidade.

C. Compare a Escritura com a Escritura. 

Não tente construir uma doutrina baseada num só versículo. Veja se um ensino é coerente sobre determinado assunto em toda a Bíblia. “A verdade não contradiz a verdade.” 

D. Você será bem recompensado se anotar um esboço de cada capítulo, respondendo as seguintes perguntas:

1. O que aprendi sobre Cristo?(mesmo no Velho Testamento você achará sobre o Salvador em tipos e sombras).

2. Qual a mensagem principal deste capítulo?

3. Que promessa preciosa poderei clamar? 

4. Qual verso se destaca? 

5. Que pecado sou ensinado a evitar? 

6. Que exemplo há para que eu siga?

7. Quais são os versos difíceis?

E. Durante o dia você deve tentar conversar com alguém sobre o que leu. Isso servirá a dois propósitos: ajudará a fixar a lição em sua mente e capacitará você a compartilhar a bênção que recebeu no estudo da Bíblia. Malaquias 3:16. 

F. Tente memorizar dois ou três versículos da Bíblia por semana. 

Comece com versículos conhecidos do evangelho tais como: João 1:12, João 3:16, João 3:36, João 5:24, Romanos 10:9, etc. Relembre todos os versos memorizados constantemente até que realmente você os tenha em sua mente e coração. Escreva-os em cartõezinhos como um cartão de apresentação e carregue-os consigo para dar uma olhadinha durante o dia. Você verá que sua vida será enriquecida, e você terá mais condição de falar ao outros. 

G. O grande alvo do estudo bíblico, é claro, é que você pratique o que aprendeu. Devemos deixar que a palavra nos repreenda, corrija e nos faça mais parecidos com o Senhor Jesus. Jeremias 15:16. Lembre-se que quando você estuda a Bíblia você está estudando um livro eterno. Tudo que você aprender sobre ele é um investimento para a eternidade. Então, faça seu melhor.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!