Capitulo 11

01/11/2014 15:09

A FÉ APLICA A VERDADE PARA A SALVAÇÃO

Capitulo 11 

É impossível estudar a Bíblia por muito tempo sem perceber a importância da fé. Um pecador não pode ser salvo sem fé. Efésios 2: 8-9. “O Evangelho de Cristo, é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê...por nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.” Romanos 1:16-17. Portanto, é importante que nós saibamos bem o significado dessas palavras. 

I. O QUE É FÉ ?
A fé se resume em três coisas: conhecimento, crença e confiança. Fé é confiança pessoal. Usamos essa palavra no cotidiano dessa forma: “tenho completa fé em meu médico.” Estamos dizendo que confiamos nele em nosso caso. Na Bíblia, a fé é confiança pessoal em Deus. Significa que cremos no que Ele diz, e confiamos nele para nos salvar e guardar. 

II. ONDE ACHAMOS A FÉ ?
Ao olharmos o mundo em volta, entendemos que alguns homens não têm fé em Deus, e por isso não estão salvos. Isso nos leva a perguntar de onde vem a fé. Num sentido bem real, esta fé é um dom de Deus. João 3:27. Deus dá ao homem o poder de crer nEle. 
Mas como um homem recebe a fé? A resposta está em Romanos 10:17. Assim a fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus. Portanto se um homem não tem fé em Deus, deveria ler a Bíblia. Enquanto lê, deveria orar assim: “Deus, se este Livro é a sua Palavra, se Jesus Cristo é seu Filho, e se Ele morreu por mim, então me mostre isso enquanto leio a Bíblia.” Deus prometeu que qualquer homem que desejar fazer sua vontade, chegará ao conhecimento da verdade. João 7:17

III. QUAL É O VERDADEIRO OBJETO DA FÉ ?
A fé deve ter um objeto. Esse objeto pode ser tanto uma pessoa, como um parente, um amigo ou objeto inanimado como um elevador ou avião. Não é o bastante ter fé. A fé precisa ser colocada num objeto digno de confiança. Você precisa confiar que o avião poderá levar-lhe de uma cidade a outra. Você precisa crer que o avião voará. Deve confiar que os pilotos sabem pilotar o avião e lhe levarão onde você precisa ir. Você pode até crer que a viagem será agradável. Mas, a única coisa que você pode fazer é sentar-se em sua poltrona no avião. Somente assim você estará exercendo a fé. Até chegar a esse ponto, você já comentou isso com os outros, já compartilhou e diz que está tranqüilo em relação à viagem. Mas somente na hora da viagem é que você exercerá a fé. A fé verdadeira requer ação. A Bíblia diz: “Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma”. Tiago 2:17-18. 
A Bíblia estabelece que o Senhor Jesus Cristo é o objeto da verdadeira fé. Atos 20:21. O mais importante não é o quanto alguém crê, ou que tipo de fé se tem, mas que se creia em Jesus Cristo para ser salvo. Se a fé está depositada num santo, ou na virgem Maria, um ídolo, uma igreja, uma religião, boas obras ou batismo, a Bíblia deixa claro que essa pessoa não tem a salvação. No entanto um homem pode acreditar em tudo que a Bíblia diz sobre Cristo e não ter fé nele. Você pode crer que um trem partirá da estação às 11:00 da manhã e que chegará a uma distante cidade às 5 da tarde. Você pode acreditar em todos os fatos referentes ao trem, mas ainda assim não terá colocado sua fé no trem a não ser a partir do momento que entrar nele e confiar que chegará ao seu destino. 
Você pode crer que Cristo nasceu em Belém, de uma virgem, morreu no calvário, levantou-se dos mortos e subiu aos céus. Pode até acreditar que a Bíblia é a palavra de Deus. Mas não terá colocado de fato sua fé nele até que confie nele para salvá-lo de seus pecados e levá-lo aos céus. 

IV. EXEMPLOS DE FÉ
As Escrituras estão cheias de exemplos de fé. O capítulo onze de Hebreus foi chamado de “Galeria da fé” porque essa lista mostra homens e mulheres notáveis que tiveram fé. 
Dois outros exemplos podem ser citados. O primeiro é a fé do centurião em Mateus 8:5-10. O centurião creu que Cristo poderia curar seu servo meramente dizendo uma palavra. Outra é o exemplo da mulher de Canaã, Mateus 15: 22-28. Ela implorou para que o pão reservado aos judeus escolhidos, fosse dado a ela, uma gentia. Sua fé foi humilde e persistente.

V. A RECOMPENSA DA FÉ
A verdadeira fé nunca fica sem ser recompensada. Ninguém confia em Deus em vão. Lembre-se, a fé deve ter três coisas: conhecimento, crença e confiança. Todo pecador que busca, arrependido de seus pecados e tenha colocado sua fé no Senhor Jesus já está salvo. O Senhor disse, "O que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.” João 6:37.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!